quinta-feira, 7 de junho de 2012

Artigo #2

De volta ao Blog, desta vez com uma review.

Cruel Intentions (1999) de Roger Kumble



(tem spoilers)

Uma adaptação para filme e para o nosso século da obra-prima Les Liaisons Dangereuses, do Pierre Choderlos de Laclos, este filme foi lançado nos cinemas em 1999 e destaca-se pela actuação de Reese Witherspoon e pela banda sonora inteligente.

Quanto à Reese, é salutar como saem dois filmes neste ano em que ela tem um papel chave (no verdadeiro sentido, ela é a chave que faz avançar os plots) e onde tem papeis não só diferenciados como bastante polarizados, o que pode ter causado alguma confusão aos espetadores da época.




Já a banda sonora funciona a um nível inconsciente e de forma sugestiva, ie: quando toca a Colour Blind é-nos sugerido que a personagem de étnia negra ainda vai aparecer e ter um papel decisivo, o que sucede. Também a música do Morrisey na cena de sexo é muito oportuna. O filme contém algumas mensagens simbólicas escondidas, por exemplo, a linha do Sebastian “where were we?” simboliza o momento em que todas as pontas do plot entram numa encruzilhada final que levará a resolução do enredo (como numa WWW em que tudo se conecta).

O filme é divertido, constrangedor, e chocante, mas de um ponto vista estrutural tem coisas que eu não gosto. Por exemplo, temos 2 plots paralelos das duas virgens das quais presenciamos o primeiro momento de coito. Ambas desvirgindades pelo Sebastian que, apesar de bons músculos, não tem carisma suficiente para fazer a sua personagem de pick up artist - um dos grandes defeitos do filme. A moral proposta pelo filme é que a Cecile, que é porca e faz sexo só para treinar para o seu verdadeiro amor, fica toda sex crazed e “omg deixem-me falar sobre o sexo todo que tive e como quero fazer broches” e o Sebastian caga para ela, enquanto a Annette, personagem da Reese, faz sexo POR AMOR~!, e por isso tudo é perfeito (é isso que simboliza a música do Morrissey nessa cena de sexo). O problema é que nem a personagem da Cecile está bem desenvolvida, nem o relacionamento da Annette com o Sebastian, que se apaixona por ela só porque ela o fez rir, é muito credível. Pelo que, na verdade, acaba por ser tudo um pouco pointless.


O outro grande problema é quando é suposto o Sebastian, ao apaixonar-se, ficar arrependido por finalmente ter sofrido o desgosto que vinha a causar em outras ao longo dos anos, e é suposto ficarmos ultra comovidos. No entanto, quando isto ocorre, e apesar de ter todas as gajas documentadas, a reacção do Sebastian não é tentar emendar os seus erros passados, tirar da internet as fotos todas que meteu das gajas que comeu, e oferecer-se para ser escravo delas e encontrar redenção, mas só ficar para a Annette todo “I luvu so much I have no excuses though :(“.


A morte do Sebastian é insignificante e só está no filme para ser igual ao livro. Esta é uma das dificuldades das adaptações: fazer com que a adaptação tenha uma lógica interna inerente, e não colocar todos os acontecimentos de um livro, que em versão filme podem passar a não fazer tanto sentido.Ninguém fica triste por ele morrer e, no fim, quando a step sister do Sebastian estava a fazer um discurso sobre o quão boa ela era e kinda a falar mal do Sebastian, as antigas virgens ofereceram a toda a gente da escola (pois, isto era a cerimónia de abertura da escola), cópias dos diários do Sebastian que tinham os pormenores da vida dele e incluiam o facto da irmã ser tão devious quanto ele. Estranhamente, não tiraram as fotos nem riscaram os nomes das raparigas que estavam no diário, fazendo com que essas moças (das quais elas faziam parte >:|) fossem outra vez humilhadas, a não ser que fosse suposto nesta altura toda a gente já gostar do Sebastian e por isso ser um orgulho ter ido prá cama com ele. A cereja no cimo do bolo é quando se descobre que o crucifixo da step sister tem coca lá dentro~! e que ela não devota a deus, sendo a sua farsa desmascarada.


O grande problema aqui, é que supostamente isto é a história de como o Sebastian muda as suas ways, e não de como a step sister é desmascarada na sua farsa, pelo que é bizarro esta ser a cena final (quando se trata só de um subplot). Se era suposto ao mesmo tempo ser a cena em que toda a gente passava a admirar o Sebastian também não faz sentido porque ele era tão má pessoa como a irmã e só se tornou melhor pessoa tipo no dia antes de morrer, pelo que é impossível aferir se se tornou mesmo boa pessoa ou foi só um momento de passagem (se tivesse uma relação estável com a Annette durante alguns anos, ou para sempre, ou acabasse com ela mas de forma cordial, como que sendo esse um motivo que o fizesse voltar às evil ways), mas não, como ele morre ao descobrir o verdadeiro amor é só uma cena kinda irónica.Aliás, mas também é culpa minha não ter referido o papel da step sister na história. Basicamente, um gajo deixou-a, ele para se vingar quis vingar-se na nova gaja dele, que era a virgem Cecile, então faz tudo para estragar a reputação dela e dorme com o professor de violoncelo preto dela, depois de ter estragado o romance entre os dois.


Also, aposta com o irmão que ele não consegue comer a virgem Annette; como funciona a aposta não percebi pq não houve prazo limite. Se ganhasse ficava com o carro dele, se perdesse iam prá cama. Claro que perdeu, mas depois ele também não queria ir para a cama com ela porque se apaixonou pela outra, para se vingar de ser mais uma vez trocada, ligou ao preto e disse-lhe que o Sebastian tinha dormido com a Lucille ao que ele fica muito exaltado (não percebo bem porquê já que ele também foi prá cama com a step sister?).Anyway, um dos highs do filme é o Sebastian e a step sister terem momentos de bom erotismo. O que é awkward porque ele na altura andava com a Reese mas até podia fazer com que o seu amor pela Reese fosse mais credível no filme. No entanto, é sempre idiota fazer cenas de amor com namoradas porque depois quando acabam é awkward ter aquilo documentado né.

Fun, mas é difícil fazer boas adaptações.

6.2/10

nota final: o filme tem algumas cenas de lesbianismo para quem estiver into that sort of stuff.











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