De volta ao Blog, desta vez com uma review.
Cruel Intentions (1999) de Roger Kumble
(tem spoilers)
Uma
adaptação para filme e para o nosso século da obra-prima Les
Liaisons Dangereuses, do Pierre Choderlos de Laclos, este filme foi
lançado nos cinemas em 1999 e destaca-se pela actuação de Reese
Witherspoon e pela banda sonora inteligente.
Quanto
à Reese, é salutar como saem dois
filmes neste ano em que ela tem um papel chave (no verdadeiro sentido, ela é a
chave que faz avançar os plots) e onde tem papeis não só
diferenciados como bastante polarizados, o que pode ter causado
alguma confusão aos espetadores da época.
Já
a banda sonora
funciona a um nível inconsciente e de forma sugestiva, ie: quando
toca a Colour Blind é-nos sugerido que a personagem de étnia negra
ainda vai aparecer e ter um papel decisivo, o que sucede. Também a
música do Morrisey na cena de sexo é muito oportuna. O filme
contém algumas mensagens simbólicas escondidas, por exemplo, a
linha do Sebastian “where were we?” simboliza o momento em que
todas as pontas do plot entram numa encruzilhada final que levará a
resolução do enredo (como numa WWW em que tudo se conecta).
O
filme é divertido, constrangedor,
e chocante, mas de um ponto vista estrutural tem coisas que eu não
gosto. Por exemplo, temos 2 plots paralelos das duas virgens das
quais presenciamos o primeiro momento de coito. Ambas desvirgindades
pelo Sebastian que, apesar de bons músculos, não tem carisma
suficiente para fazer a sua personagem de pick up artist - um dos
grandes defeitos do filme. A moral proposta pelo filme é que a
Cecile, que é porca e faz sexo só para treinar para o seu
verdadeiro amor, fica toda sex crazed e “omg deixem-me falar sobre
o sexo todo que tive e como quero fazer broches” e o Sebastian caga
para ela, enquanto a Annette, personagem da Reese, faz sexo POR
AMOR~!, e por isso tudo é perfeito (é isso que simboliza a música
do Morrissey nessa cena de sexo). O problema é que nem a personagem
da Cecile está bem desenvolvida, nem o relacionamento da Annette com
o Sebastian, que se apaixona por ela só porque ela o fez rir, é muito credível. Pelo
que, na verdade, acaba por ser tudo um pouco pointless.
O
outro
grande problema é quando é suposto o Sebastian, ao
apaixonar-se, ficar arrependido por finalmente ter sofrido o desgosto
que vinha a causar em outras ao longo dos anos, e é suposto ficarmos
ultra comovidos. No entanto, quando isto ocorre, e apesar de ter
todas as gajas documentadas, a reacção do Sebastian não é tentar
emendar os seus erros passados, tirar da internet as fotos todas que
meteu das gajas que comeu, e oferecer-se para ser escravo delas e
encontrar redenção, mas só ficar para a Annette todo “I luvu so
much I have no excuses though :(“.
A
morte do Sebastian é insignificante e só está no filme para ser
igual ao livro. Esta é uma das dificuldades das adaptações: fazer
com que a adaptação tenha uma lógica interna inerente, e não
colocar todos os acontecimentos de um livro, que em versão filme
podem passar a não fazer tanto sentido.Ninguém
fica triste por ele morrer e, no fim, quando a step sister do
Sebastian estava a fazer um discurso sobre o quão boa ela era e
kinda a falar mal do Sebastian, as antigas virgens ofereceram a toda
a gente da escola (pois, isto era a cerimónia de abertura da
escola), cópias dos diários do Sebastian que tinham os pormenores
da vida dele e incluiam o facto da irmã ser tão devious quanto ele.
Estranhamente, não tiraram as fotos nem riscaram os nomes das
raparigas que estavam no diário, fazendo com que essas moças (das
quais elas faziam parte >:|) fossem outra vez humilhadas, a não
ser que fosse suposto nesta altura toda a gente já gostar do
Sebastian e por isso ser um orgulho ter ido prá cama com ele. A
cereja no cimo do bolo é quando se descobre que o crucifixo da step
sister tem coca lá dentro~! e que ela não devota a deus, sendo a
sua farsa desmascarada.
O
grande problema aqui, é que supostamente isto é a história de como
o Sebastian muda as suas ways, e não de como a step sister é
desmascarada na sua farsa, pelo que é bizarro esta ser a cena final
(quando se trata só de um subplot). Se era suposto ao mesmo tempo
ser a cena em que toda a gente passava a admirar o Sebastian também
não faz sentido porque ele era tão má pessoa como a irmã e só se
tornou melhor pessoa tipo no dia antes de morrer, pelo que é
impossível aferir se se tornou mesmo boa pessoa ou foi só um
momento de passagem (se tivesse uma relação estável com a Annette
durante alguns anos, ou para sempre, ou acabasse com ela mas de forma
cordial, como que sendo esse um motivo que o fizesse
voltar às evil ways), mas não, como ele morre ao descobrir o
verdadeiro amor é só uma cena kinda irónica.Aliás,
mas também é culpa minha não ter referido o papel da step sister
na história. Basicamente, um gajo deixou-a, ele para se vingar quis
vingar-se na nova gaja
dele, que era a virgem Cecile, então faz tudo para estragar a
reputação dela e dorme com o professor de violoncelo preto dela,
depois de ter estragado o romance entre os dois.
Also,
aposta com o irmão que ele não consegue
comer a virgem Annette; como funciona a aposta não percebi pq não
houve prazo limite. Se ganhasse ficava com o carro dele, se perdesse
iam prá cama. Claro que perdeu, mas depois ele também não queria
ir para a cama com ela porque se apaixonou pela outra, para se vingar
de ser mais uma vez trocada, ligou ao preto e disse-lhe que o
Sebastian tinha dormido com a Lucille ao que ele fica muito exaltado
(não percebo bem porquê já que ele também foi prá cama com a
step sister?).Anyway,
um dos highs do filme é o Sebastian e a step sister terem momentos
de bom erotismo. O que é awkward porque ele na altura andava com a
Reese mas até podia fazer com que o seu amor pela Reese fosse mais
credível no filme. No entanto, é sempre idiota fazer cenas de amor
com namoradas porque depois quando acabam é awkward ter aquilo
documentado né.
Fun,
mas é difícil fazer boas adaptações.
6.2/10
nota final: o filme tem algumas cenas de lesbianismo para quem estiver into that sort of stuff.
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